Esteira ou elíptico? qual a melhor opção para perder peso

Aos que preferem a praticidade de fazer exercício físico sem sair de casa, ter um aparelho próprio é uma ótima opção. Mas qual será o melhor investimento: uma esteira ou um elíptico? Independente do equipamento, a pessoa deve gostar e se sentir confortável durante o exercício, desfrutando de todos os benefícios. Tanto a esteira quanto o elíptico são excelentes para treinar o condicionamento físico, mas há algumas diferenças. Para ajudar nessa escolha, compare os principais prós e contras de cada um.

Esteira, elíptico e condicionamento físico

A escolha entre esteira e elíptico vai depender de qual é o seu foco. Quando o objetivo é melhorar o condicionamento físico, ambos garantem bom desempenho. A diferença é que, no primeiro aparelho, você pode começar caminhando e aumentar para velocidade de corrida seguindo seu ritmo. Já no segundo, a graduação ocorre de acordo com a resistência, que fica mais pesada

Benefícios do elíptico:

* Além de trabalhar os músculos da perna, trabalha o peitoral, deltoide, bíceps e tríceps;

* Como os pés ficam sempre em contato com o aparelho, as chances de lesões nos joelhos e nos tornozelos são mínimas;

* A sensação de esforço é menor quando comparado à esteira;

* Há menor pressão sob os quadris e coluna;

* Pode-se variar o treino ao controlar a intensidade. Foca-se o exercício no quadríceps ao soltar a barra e fazer o exercício no modo reverso, levando os pedais para trás.

Por ter esses benefícios o elíptico é mais indicado para quem está acima do peso, para quem não tem um bom condicionamento físico e para os que estão se recuperando de lesões.

Benefícios da esteira:

* É um movimento mais fácil de realizar;

* Maior trabalho dos músculos das pernas, de forma proporcional, favorecendo o contorno corporal;

* Pode haver maior variação dos exercícios, de acordo com as inclinações e velocidades colocadas no aparelho;

* É ideal para quem não tem muito equilíbrio;

* Trabalha também a coordenação e a concentração.

 

Os gastos de calorias

Todo exercício que aumenta o ritmo cardíaco tem potencial para queimar gordura e emagrecer. Nesse sentido, a esteira sai na frente, eliminando mais calorias do que o seu concorrente. No entanto, o elíptico tem também muitas vantagens em relação à bicicleta ergométrica. Mas nada que chegue perto do gasto calórico de uma corrida.

Quais são os músculos trabalhados

Entre elípticos  e bicicletas, elípticos são as únicas máquinas que oferecem regularmente uma opção para trabalhar seu corpo superior. O guidão móvel permite que você balance os braços contra a resistência enquanto você pedala, trabalhando o seu peito, costas e braços.

O ideal seria que houvesse a alternância entre os aparelhos, para que os músculos e tendões não se acostumem com o movimento, levando ao surgimento de tendinites, por exemplo.

Qual você deveria escolher?

Como tudo na vida, deve-se considerar o seu gosto pessoal e estado de saúde ao escolher entre esteira ou elíptico. No fim, a sua máquina deve ser a que você irá usar religiosamente na perda de peso. Caso você se entedie com alguma eventualmente, sempre se pode trocar pela outra. Tecnicamente, você ira queimar mais em uma esteira já que, teoricamente, proporciona mais esforço. Mas isso só no caso de você não desistir dela. Não se esqueça do maior poder de queima das esteiras e dê a elas uma chance. Se o tédio não te desanimar, você encontrou a sua máquina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 4 =