Conheça os benefícios da dieta sem lactose

A dieta sem lactose tem como base os mesmos princípios da dieta sem glúten.  A ideia é eliminar o leite e seus derivados (manteiga, queijo, creme de leite, iogurte e etc.) da alimentação. Acredita-se que esses alimentos são capazes de provocar processo inflamatório para o organismo, por meio do açúcar (lactose) e as proteínas (betalactoglobulina e caseína) do leite que poderia deixar nosso organismo mais vulnerável ao ganho de peso. Além disso, podem provocar sintomas semelhantes ocasionados pelo glúten como desconforto gástrico e excesso de gases. A Dieta sem lactose oferece um cardápio especial, composto de alimentos substitutos a base de soja.

Quais os efeitos da lactose para os intolerantes?

O açúcar contido na lactose pode causar danos ao sistema orgânico do intolerante. Além disso, as proteínas do leito são outro componente que, além de causar possíveis inflamações, também impactam no ganho de peso, tornando-o mais gordo. Outros efeitos colaterais aos quais as pessoas com intolerância estão sujeitas, são:

  • Desconforto gástrico;
  • Excesso de gases;
  • Distensão abdominal.

Os benefícios de uma dieta sem lactose são:

Melhora da digestão

Já referimos que o leite de vaca é um alimento nutricionalmente rico. Contém aproximadamente 3,5 de gorduras saturadas por 100ml de leite gordo. Ingerir leite gordo logo pela manhã pode não ser a melhor forma de despertar o seu corpo.

Evita o refluxo e outros problemas gastrointestinais

Alguns estudos confirmam que mais de 70% da população mundial apresenta algum grau de intolerância à lactose (muitos não o sabem). Moléstias comuns, como uma simples dor de estômago, dores ou cãibras, náuseas ou gases excessivos podem ter sua causa no consumo de lácteos. O leite também não é a melhor indicação de gastrite ou refluxo, já que, por seu efeito “rebote” aumenta a acidez.

Coração mais saudável

A grande quantidade de minerais contidos nos leites zero lactose podem ajudar a regular a pressão arterial. A vitamina B, presente na maioria desses leites, também é benéfica, já que colabora com a produção dos glóbulos vermelhos.

Pele mais saudável

A presença de vitamina A e C são muito benéficas também para a saúde da pele. Enquanto a vitamina A é essencial para manter a pele hidratada, a vitamina C ajuda na regeneração celular.

Cardápio da dieta sem lactose

Se seu objetivo é perder peso com essa dieta, temos uma sugestão para você. O cardápio, como não poderia deixar de ser, não possui grandes segredos.

Basta evitar o leite e tudo que vier dele (que já conhecemos bem), com algumas outras sugestões que poderão auxiliar na sua missão.

1 – Café da manhã: leite de soja será sempre uma boa opção, peito de peru, pão integral light, suco de laranja, iogurte de soja e ovo mexido.

2 – Almoço: invista em arroz integral, feijão, carne magra, folhas em geral e acompanhamentos como couve-flor, tomate, ervilha, entre outros.

3 – Lanche da tarde: procure frutas, barrinhas de cereal, gelatina e afins.

4 – Jantar: seguir um padrão parecido com o do almoço procurando alimentos ainda mais leves, como saladas em geral e carnes magras, principalmente filé de frango e peixe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =