Frutas vermelhas – Saiba quais os benefícios e como consumir

Adocicadas, as frutas vermelhas matam a vontade de comer doces. A safra é entre novembro a fevereiro e as mais comuns no Brasil são o morango, jabuticaba, uva, amora, framboesa e cereja. Já a goji berry, o mirtilo e o cranberry ganham cada vez mais fãs, mas, ainda são desconhecidas de boa parte das pessoas.

Elas ainda não fazem parte da sua dieta? Então é melhor incluí-las já! Todas têm muita água e fibras e são ótimas para combater prisão de ventre. Mas, o poder das frutas vermelhas não para por aí não! Conheça seus benefícios, e algumas opções para inserir em sua dieta.

Por quê Consumir Frutas Vermelhas?

Curioso(a) para saber o que mais as frutas vermelhas e os seus nutrientes, minerais e as suas vitaminas podem oferecer para seu organismo? Veja a lista dos benefícios para a sua saúde.

Aumentar a sensação de saciedade, promovendo o emagrecimento;

Auxiliar na redução de doenças cardiovasculares;

Auxiliar os músculos digestivos a trabalharem de forma potencializada;

Combater a prisão de ventre;

Diminuir o desenvolvimento de tumores;

Fortalecer os ossos;

Manter a elasticidade da pele;

Maximizar a absorção de vitaminas hidrossolúveis pelo organismo;

Melhorar a memória de longo prazo;

Melhorar a visão;

Melhorar as funções cerebrais;

Possibilitar a formação de novos capilares sanguíneos, por conta do estímulo à formação do tecido saudável;

Proporcionar o relaxamento das artérias;

Proteger o organismo contra doenças degenerativas, como esclerose múltipla e Mal de Alzheimer;

Regular a pressão sanguínea.

As frutas se responsabilizam pelo bom funcionamento do organismo e, por isso, não devem ficar de fora de sua dieta!

Frutas mais comuns usadas pelas pessoas e conheça os benefícios de cada uma.

Morango

Tem propriedades diuréticas, e é rico em vitamina C, que ajuda na cicatrização de ferimentos. Fortalece a parede dos vasos sanguíneos melhorando a circulação e aumenta a absorção do ferro, combatendo a anemia. O morango é também uma fruta rica em antioxidantes, como antocianinas e o ácido elágico. Prefira sempre consumir os orgânicos, pois o morango é um dos 8 alimentos mais contaminados por agrotóxicos.

Cereja

Muito consumida nos finais de ano, a cereja também é uma poderosa fruta vermelha para a nossa alimentação. Com poucas calorias, o seu consumo está associado às questões estéticas (favorece a pele, o cabelo e as unhas), além de ajudar a fortalecer a saúde do coração, melhorando a circulação sanguínea no organismo.

Amora

Essa pequena red berry está relacionada ao combate do câncer. Isso se deve à boa concentração de ácido elágico, substância capaz de inibir tumores no organismo. Outros dois bons nutrientes presentes na amora são a vitamina E, que ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele, além de fibras alimentares, que ajudam a regular a flora intestinal.

Melancia

Tem grande quantidade de água, o que faz com que seja um excelente diurético. Combate a ação dos radicais livres graças a duas substâncias, a glutationa e o licopeno. Contém em sua composição fósforo, ferro e cálcio e vitaminas do complexo B.

Goiaba

Com um aroma marcante, a goiaba tem três qualidades que a colocam entre as frutas tropicais ideais para garantir a saúde do organismo: baixo teor calórico, poder antioxidante e boa quantidade de fibras solúveis. Essa fruta é rica em vitamina C – cinco vezes mais do que a laranja –, tem proteínas, fibras, cálcio, fósforo, potássio e vitaminas A, B1 e B2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 10 =